MidiaKit

Centro Cultural São Paulo

Telefone:

(11) 3397-4002

Endereço:

Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso

Horário de
Funcionamento:

De terça a sexta: das 10h às 20h
Sábados e domingos: das 10h às 18h

Site:

http://www.centrocultural.sp.gov.br/

Sobre

Espaço público de cultura e convívio, o Centro Cultural São Paulo (da Secretaria Municipal de Cultura) recebe o público em quatro pavimentos de uma área de 46.500 m² localizada entre as ruas Vergueiro e a 23 de maio, e entre as estações Vergueiro e Paraíso do metrô.

Inaugurado em 13 de maio de 1982, a partir da necessidade de uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, transformou-se em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.

O projeto concebido por um grupo de arquitetos coordenado por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles deu origem a um espaço caracterizado pela arquitetura do encontro, que atualmente oferece um conjunto de bibliotecas com acervo multidisciplinar de reconhecida relevância, entre elas a Sérgio Milliet, segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo e a única que é aberta aos domingos e feriados. Conta, também, com expressivas coleções da cidade de São Paulo - Coleção de Arte da Cidade, Discoteca Oneyda Alvarenga, Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, Arquivo Multimeios e Coleção Memória do Centro Cultural São Paulo.

O CCSP dispões de uma programação que pode ser desfrutada gratuitamente ou a preços populares, com espetáculos de teatro, dança e música, séries voltadas à literatura e à poesia, mostras de artes visuais, atividades ligadas aos acervos, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e palestras.

Jardins com árvores sobreviventes da construção do metrô, também fazem parte do complexo e que estabelecem um contraponto ao visual, à sonoridade e ao ritmo urbanos.

E, por fim, o Centro Cultural oferece a simples e rara oportunidade de parar, estar, criar em um espaço público amplo, vivo, democrático.